O PROJETO FAZ-DE-CONTA





FAZ-DE-CONTA é um projeto de formação de leitores para crianças entre 03 e 12 anos, criado e mantido pelo VENCER - Instituto de Valorização da Ética na Conduta e Relacionamentos - organização social sem fins lucrativos, sediada na cidade de Cataguases, Minas Gerais.

O projeto atende uma média de 25 crianças semanalmente em sua sede, com atividades que giram em torno dos clássicos infantis. O objetivo do projeto é levar a criança a repensar as histórias e a criar uma relação entre o mundo imaginário e o mundo real em que vive. Além da leitura em grupo e das brincadeiras, o grupo também assiste a sessão de cinema (sessão pipoca) e desenvolve dramatização e canto.

O projeto mantém um coral infantil com doze meninas caracterizadas de fadas cor-de-rosa, que cantam temas dos clássicos de Walt Disney. No repertório para apresentações em 2008, estão as canções:
- Um mundo ideal (do filme Alladim);
- Se uma estrela aparecer (do filme Pinóchio);
- Cores do Vento (do filme Pocahontas).
O nome do coral é "Coral mágico FAZ-DE-CONTA".

Na área de dramatização, o projeto mantém o grupo de teatro infantil "Troupe do FAZ-DE-CONTA", que se prepara para a estréia da peça "Branca de Neve e os sete anões", numa versão crítica e moderna que repensa o papel de cada personagem da história de uma forma bem-humorada e divertida.
Nosso objetivo é desenvolver o senso crítico da criança e prepará-la para enfrentar os desafios da vida cotidiana. Fazer de conta é um aprendizado imprescindível para o cultivo da paciência e da perseverança, atitudes necessárias para o sucesso pessoal e profissional na vida adulta.
A participação no projeto é inteiramente gratuita, sendo que a preferência é para moradores dos bairros Imê Farage, Guanabara, Isabel Tavares, Leonardo e Ana Carrara, todos na região onde fica localizada a sede do VENCER.

0 comentários: